Peachy

Lifestyle Blog

Materialismo || FM

O materialismo declara que a única realidade é a matéria, ou seja, só se preocupa com aquilo que seja concreto, físico e percetível. É o método de pensamento que dá mais propriamente à matéria que à mente. Mediante esse pensamento o homem é semelhante a um animal, ou seja, não tem responsabilidade pelos seus atos. Para um materialista um homem não tem que prestar contas. Se o homem começa a não ser correto e não ter todos os valores que lhe foram ensinados, a sua existência no mundo é nula pois não ajuda o semelhante.
               
O materialismo faz com que as pessoas fiquem muito mais tristes e deprimidas pois não conseguem encontrar tão facilmente a gratidão pelo que têm. Faz com que tenham uma necessidade de satisfação maior e por isso exibem-se.

O ser humano é motivado a ajudar quem nos ajuda e a ajudar os outros também. Somos criaturas sociais e assim concentramo-nos em outras pessoas de uma forma positiva que faz bem à nossa saúde. Mas quando uma pessoa é materialista, ela não segue essa lógica. Pessoas assim são mais concentradas nelas mesmas e apenas nelas.

Não é por termos mais coisas materiais que seremos mais felizes pois à medida que vamos acumulando mais e mais bens simplesmente aumentamos o nosso ponto de referencia. É como se nos acostumássemos muito rápido a um novo padrão de vida e sem darmos conta passamos imediatamente a querer sempre algo mais. O materialista sonha em ter sempre bens novos, se sonhou em ter uma casa grande e um dia a adquiriu, o próximo passo é ter uma ainda maior. Continuam a comprar cada vez mais coisas, mas nunca chegam mais perto da felicidade.

As crianças por exemplo podem começar a ser materialistas desde muito cedo. Tudo começa com uma simples publicidade na televisão. São influenciáveis ao ponto de só quererem aquilo que vêm e criam um ciclo que continua a existir até se tornarem adultos.

O que seria o mundo sem pessoas materialistas? Seria um lugar onde iriam existir mais afetos? Haveria mais entreajuda na sociedade? Preocupar-se-iam as pessoas mais umas com as outras? Talvez fosse o começo de um mundo ideal.  

Tal como a águia quer caçar o seu predador, os materialistas têm atitudes más e com consequências e atacam certas pessoas para conseguirem o que querem. Algo que também se vê nas cobras que é um animal que se aproxima sorrateiramente e “amigável”, mas que logo depois ataca para ter o que deseja. Uma borboleta e um panda representam pessoas não materialistas sendo amigáveis e frágeis, mas conseguindo alcançar a felicidade por coisas simples da vida.

A águia é frequentemente associada a poder e força. Quase todas se destacam pelo grande porte, com comprimento até um metro e grandes olhos. Possuem uma capacidade visual extraordinária que é muito mais precisa que a humana. É comparada com os materialistas do ponto de vista em que eles têm poder para fazer tudo à maneira deles devido a quererem mais e mais. A cobra é um dos animais que estão entre os mais temidos pelas pessoas, além de animais traiçoeiros são muito rápidos no que toca a atacar. É um animal longo com escamas por todo o corpo e a sua audição consegue apenas detetar vibrações, mas é um sentido muito apurado tornando a muito forte contra os seus inimigos.
                
Por outro lado, existem as borboletas que são um inseto voador e são encontrada na natureza com várias cores e tamanhos. É algo muito belo e gracioso. Os pandas são otimistas, carismáticos, cheios de vitalidade e apreciam as coisas simples da vida como relaxar. É um animal muito parecido com um urso sendo muito peludo. 


Deus criou o mundo para existir o bem e pessoas que o saibam espalhar. Se cada um agir como quer e só olhar para os bens materiais e para si mesmo vamos acabar com muita rivalidade, sem sentimentos, sem sabermos aproveitar tempo com as pessoas e gostarmos das coisas mais simples da vida, aquelas que não custam dinheiro. O mundo não foi criado para ter pessoas assim.

Texto de Filipa Marques.


Comentários

back to top