Peachy

Lifestyle Blog

todos os dias são para sempre - raulminh'alma (review)

''Deixamo-nos ficar porque amamos, em vez de irmos embora porque não somos amados.''


Este livro foi uma das minhas prendas de natal e digo-vos que eu nem sou de ler, mas fiz questão de o pedir. Depois que o recebi não parei de ler... Comecei a seguir este autor no instagram devido a uma colega minha e a partir daí apaixonei-me pelas suas frases. Raul Minh'alma já lançou dois livros conhecidos também sendo intitulados Fome e Larga quem não te agarra. Confesso que fiquei indecisa entre o Larga quem não te agarra e Todos os dias são para sempre. Mas pela capa, apaixonei-me por este e convenceu-me a comprar.


O Raul Minh'alma tinha as palavras certas, que me faziam identificar com grande parte dos textos. Sinto o que ele escreve com o coração... é algo incrível, posso dizer! Algo que o autor faz e que é impressionante é, sair de si, é capaz de interpretar situações noutras almas mas com a mesma sensibilidade. Os textos que ele faz são tão simples, maduros e comparáveis à nossa vida. O que nos dá motivação para continuar e por vezes mostrar o caminho mais certo a seguir.

''Amar é estar. É, essencialmente estar. Parece demasiado simples, mas só quem ama é que está. Está quando não pode, não consegue e até quando não quer. Está sempre. Quem não ama está somente quando pode.''


Sinto que a cada frase que leio me identifico mais e me apaixono pela escrita dele. Por isso deixo aqui algumas das minhas citações preferidas.

''Tentámos explicar-te o que era certo do errado, fazer bem e fugir do mal. Mas chegou o dia em que começaste a pensar mais pela tua cabeça do que pela nossa. Não precisavas mais daquela mão a amparar-te a bicicleta da vida e começaste a pedalar sozinho. Ficamos aqui, abraçados um ao outro, a ver-te pedalar ao longe. Sabemos que mais tarde ou mais cedo vai aparecer-te alguma pedra no caminho, algum buraco que te fará cair da bicicleta. Sabemos nós e sabes tu, mas nunca te esqueças de que estaremos sempre aqui para te curar as feridas, não importa que idade tenhas ou que idade tenhamos nós. Estaremos sempre prontos para correr na tua direção e levantar-te de novo, ajudar-te de novo. Não tenhas vergonha de chorar no nosso colo como quando fazias em criança. Não tenhas vergonha de dizer que nos amas quando já ouvires o mesmo 'dos teus filhos.''


''Temos, talvez como um mecanismo de defesa, a tendência para acreditar que não pode ficar pior. Mas pode sempre. E, se não se fizer nada para contrariar isso, vai ficar pior. Porque é essa a tendência natural dos acontecimentos. É como uma equipa de futebol que a meio do jogo já está a perder por três a zero. O mais provável é que esta equipa se sinta desmotivada por acreditar que já não consegue dar a volta ao resultado. Isso conduz a um desleixo e consequente piorar da situação. Surge então o quarto golo, o quinto e por aí em diante. E a equipa percebe que, afinal, apesar de a situação já estar má o suficiente, ela ainda conseguia ficar pior.''

 ''Já não consigo chorar. E não é por já não me preocupar, por já não me iludir ou por já não gostar. É talvez por apenas... já não ter mais nada para chorar. Por já ter chorado tudo. Continuo a querer, a sonhar e a amar, mas desconfio não ter mais lágrimas para deixar cair. E como se cada dor tivesse um plafom de lágrimas, ou seja, em algum momento hão de acabar e, por mais que dê vontade, não sai nenhuma. Ás vezes, quando me lembro daquilo que mais me magoa, os olhos ainda começam a lacrimejar, mas rapidamente me lembro que já chorei muito por causa disso e as torneiras da alma fecham-se para poupar as lágrimas para o que realmente importa.''


''Quantas vezes falhei, quantas vezes fui um mau filho, quantas vezes fui injusto, quantas e quantas vezes não lhe dei o valor que ela merecia. Por ingenuidade, ignorância, por falta de noção. Eu e todos nós temos um enorme pedido de desculpas a fazer às nossas mães, e quando digo mães refiro-me a quem realmente merece este título, assim como eu e todos nós temos um gigante obrigado a dizer-lhes.''

''Ela precisa de algo que seja feito especialmente para ela, com carinho, com amor e com toda a atenção do mundo. Ela precisa da tua mensagem de bom dia todas as manhãs. Ela precisa do teu beijo de boa noite todas as noites.''

Comentários

back to top